sábado, 20 de dezembro de 2008

Fotos do Cine Tenda

Clique sobre a foto para ver mais

Por: Flávio Leite


Mesmo sob chuva, o Cine Tenda foi um sucesso na quadra 01
do setor norte do Gama. A princípio, o evento estava marcado
para acontecer na escola classe 12, contudo - logo de cara -
o Ponto de Cultura Ação Cultural do Gama encontrou as portas
da escola fechadas e não pôde montar a tenda no local definido.
Não obstante às dificuldades encontradas,
muitas pessoas puderam apreciar
vários filmes de graça e com direito a pipoca quentinha.

O Cineasta do Gama: Tistá Filintro


Movido pelo desejo de fazer cinema, João Batista Filintro Rosa, 51 anos, conhecido pelo psudônimo de "Tistá", produz filmes na região administrativa do Gama-DF, mesmo tendo de lutar contra a precariedade de recursos

Muitos o comparam ao famoso e já falecido cineasta Afonso Brazza, que também realizava obras cinematográficas na cidade. Contudo, Tistá - apesar de ter convivido com Brazza - gosta de salientar as diferenças de estílos entre os dois. "Nos meus filmes, eu sempre gosto de passar uma mensagem para as pessoas. Portanto, sempre tem um cunho social em que eu trago à tona temas da sociedade", explica Filintro.

Há pouco, Tistá lançou o filme: Quando Obsessão Vira Loucura, com 85 minutos de duração. Neste, o cineasta aborda um transtorno conhecido na doutrina espírita como Obssessão, em que uma pessoa é atormentada por um espírito perturbador. "O filme foi experimental. As cenas foram gravadas no Gama-DF e no Núcleo Bandeirante. Apesar de tudo, contamos com um bom elenco: 60 figurantes, 12 capoeiristas e 8 policiais", disse.

Atualmente, Tistá tem uma nova produção em andamento. Se depender do título escolhido, o filme tem tudo para ser bem criativo: Tekoá. Este vai ser o nome da obra. O termo, que também pode ser grafado como tekoha, é de origem guarani e pode ser traduzido como: "aldeia", "comunidade" ou ainda "terra indígena". O filme vai contar com um elenco de 300 pessoas, além dos índios reais disponibilizados pela FUNAI.

----------------------------------------------------------------------------------

Tistá Filintro nasceu no dia 24 de junho de 1957, em Porangatu-GO. Com apenas seis anos, migrou para o interior de São Paulo, mais
precisamente para a cidade de Riolândia-SP. Curiosamente, desde de pequeno, Tistá parecia presentir o cinema em sua vida.
Pois que na mudança para São Paulo, o garoto João Batista Filintro - filho mais novo de 8 irmãos - intreteve-se com o pipoqueiro na rodoviária e
acabou esquecido pelo pai, que só sentiu falta do dele no desembarque em São Paulo.

----------------------------------------------------------------------------------

Entrevista com Tinstá Filintro a respeito dos filmes e do projeto Cine Tenda





Neste vídeo, o cineasta Tistá Filintro - que realiza obras cinematográficas na região administrativa do Gama-DF- conta um pouco de sua história, dos seus filmes e fala a respeito do Projeto Cine Tenda, uma iniciativa do Ponto de Cultura Ação Cultural do Gama que visa possibilitar a inclusão cultural da comunidade, através de mostras de filmes, em uma tenda itinerante montada nas entrequadras residenciais, nos setores da cidade.



sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Arte Bonequeira


Por: Flávio Leite

Ele tem cabelos longos, toca violão, gosta de desenhar e costuma usar roupas folgadas, quase sempre pretas. À primeira vista, Wesley Barbosa, de 21 anos, é apenas um jovem rockeiro. Contudo, no Ponto de Cultura Ação Cultural do Gama, ele aprendeu uma das artes mais antigas do mundo: a arte bonequeira.

Após expor seus desenhos em um sarau, ele foi convidado pelo bonequeiro Marco Augusto - coordenador do Ponto de Cultura do Gama - para o ajudar na produção de uma peça chamada Princesa de Bambuluá. "Eu entrei aqui para ficar por três mêses, mas foram surgindo outros eventos e eu continuei. Aqui, aprendi a fazer os bonecos para as apresentações", disse o jovem.

Além de produzir os bonecos das peças, Wesley faz o controle a respeito dos empréstimos de livros, da utilização da internet pela comunidade e ajuda na produção dos eventos.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CINE TENDA



Programação








Ponto de Cultura Rede de Ação Social do Gama, promove
mostra de filmes em tenda itinerante montada em escolas nos setores urbanos da cidade




Por: Flávio Leite


A partir dos dias 13 e 14 deste mês (próximo final de semana), o Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural do Gama, em parceria com o cineasta Tistá Filinto, apresenta o projeto: Cine Tenda. Trata-se de uma iniciativa para facilitar o acesso da comunidade a obras cinematográficas. Os filmes vão ser fornecidos pelo projeto Programadora Brasil e pela empresa Stellar Filmes.

O projeto consiste na exibição de produções nacionais, regionais e locais em uma tenda com escuridão adequada e capacidade para 100 expectadores por sessão. A mostra dos filmes é feita através de um equipamento multimídia a ser instalado no local. Para facilitar o acesso da comunidade, a cada final de semana, a tenda será montada em uma escola diferente, ao todo cinco quadras vão recebê-la, uma em cada setor urbano do Gama.

As quadras selecionadas para a montagem do Cine Tenda devem necessariamente atender a alguns critérios básicos. Precisam ser comunidades carentes de atividades culturais e na qual haja a possibilidade de parceria com a associação de moradores e escolas, visando à inclusão sócio-cultural daquele grupo. Em cada setor, o Cine Tenda vai permanecer por dois dias (sábado e domingo), a fim de atender estudantes e trabalhadores.

Apesar de possuir um movimento cultural ativo, com artistas de destaque até mesmo em âmbito nacional, a região administrativa do Gama ainda sofre com a falta de espaços abertos para pesquisas, ensaios e oficinas. Na área audiovisual, por exemplo, pode-se destacar o trabalho do falecido cineasta Afonso Brazza, idealizador de diversos filmes na cidade. Atualmente, Tistá Filintro, presidente da Stellar Filmes, produz filmes e oficinas de forma colaborativa com jovens da cidade.

De fato, a população gamense conta apenas com um espaço destinado à realização de atividades artísticas. Trata-se do Centro Cultural Itapuã, um antigo cinema com capacidade para 500 pessoas que infelizmente padece devido à falta de manutenção. Em conseqüência do descuido da administração pública, o antigo Cine Itapuã - atual Centro Cultural - é utilizado para diversos fins: de formaturas a cultos religiosos; por isso, o espaço nem sempre atende à demanda cultural da cidade.




Datas e Locais:
13 e 14/12/2008 - Escola Classe 09 Qd. 03 S/ Sul
20 e 21/12/2008 - Escola Classe 12 Qd 01 S/ Norte
27 e 28/12/2008 - Cem 01 EQD. 18/21 / S/ Leste
20 e 11/01/2009 - CILG EQD. 16/18 S/ Central
17 e 18/07/2009 - Ponto de Cultura Qd. 16 S/ Oeste


PONTO DE CULTURA REDE DE AÇÃO SOCIAL DO GAMA-DF
Endereço: Quadra 16 loja 04 Setor Oeste
Coordenador: Marco Augusto (Tel. 33855648 / 99013822)
Evento: Cine Tenda
Data: 22 de novembro
Local: Gama - DF
Assessoria de Imprensa: Flávio Leite (Cel. 92611657)
E-mail: rededeacaocultural@gmail.com

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Deputado Magela no Ponto de Cultura do Gama



Ponto de Cultura Rede de Ação Social do Gama recebe o deputado
federal Geraldo Magela para debater, com artistas locais, a respeito da criação de ações para o desenvolvimento cultural da cidade





Por Flávio Leite
Divulgação

Com objetivo de ouvir os anseios do movimento cultural da região administrativa do Gama-DF, o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) participou de um debate, com artistas da cidade, no Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural do Gama, na última sexta-feira (31/10).

Durante a reunião, Geraldo demonstrou interesse em oferecer incentivos à cultura local, contudo enfatizou a importância da contrapartida do artista. "A cultura popular também precisa se viabilizar profissionalmente. Eu acho que em todos os projetos o artista deve de fato receber a sua remuneração, de maneira a não depender de fomentos da administração pública pelo resto da vida", disse.
O deputado sugeriu ainda a criação de apenas um projeto envolvendo todas as áreas de cultura do Gama: teatro, música, literatura, artes plásticas etc. Dessa maneira, desenvolver-se-ia uma espécie de mosaico cultural, ou seja, um calendário com a data de todos os eventos a serem realizados na cidade.

Dentre as reivindicações dos representantes do Movimento Cultural do Gama, a mais cobrada foi a descentralização da Funarte. Pois atualmente, para serem aprovados, os projetos precisam ser enviados ao Rio de Janeiro, onde passam por uma avaliação.
Além da presença de Magela e de nomes ligados à cultura da cidade – como o músico Carlinhos Piauí e o produtor cultural Divino Gomes - o ex-administrador do Gama, Mauro Pinheiro, também participou do debate. Representando o deputado distrital Cabo Patrício, Mauro manifestou a intenção do deputado em oferecer incentivos à cultura popular da cidade.
__________________________________________________________
PONTO DE CULTURA REDE DE AÇÃO CULTURAL DO GAMA-DF Endereço: Quadra 16 loja 04 Setor OesteCoordenador: Marco Augusto (Tel. 33855648 / 99013822)Assessoria de Imprensa: Flávio Leite (Cel. 92611657)E-mail: rededeacaocultural@gmail.com

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia Internacional da Animação







Ponto de Cultura do Gama realiza mostra de curtas-metragem na cidade, em comemoração ao Dia da Animação




Por Flávio Leite
Divulgação



O dia 28 de outubro foi literalmente animado no Gama. Pois, às 19h30, o Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural juntamente com outras 150 cidades, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, comemoraram o Dia Internacional da Animação. Cerca de 50 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – apreciaram, de graça, a duas horas de animações nacionais e internacionais, com a participação de filmes coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos.

O evento foi realizado no próprio Ponto de Cultura, localizado na quadra 16 do Setor Oeste. Além das crianças, muitos adultos também apreciaram à mostra dos curtas. Como, por exemplo, a senhora Maria Marques, 55 anos, que - durante a exibição dos desenhos – cuidava de um bebê enquanto acompanhava a apresentação das projeções. “É uma iniciativa muito interessante. Achei os desenhos animados bem criativos e são todos relacionados ao nosso cotidiano. Isso ajuda muito para a educação das crianças,” disse.

No Brasil, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema e Animação (ABCA), filiada à Asifa e seus membros espalhados por todo Brasil. Neste ano (2008), o evento foi financiado pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura. De acordo com o coordenador do Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural do Gama, Marco Augusto, o objetivo é divulgar obras desconhecidas do grande público. “Os desenhos são exibidos, simultaneamente em várias cidades neste dia. Pretende-se assim difundir o cinema de animação”, explicou Marco.

Em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) criou a mostra dos curtas-metragem para comemorar o “Dia Internacional da Animação”. Na mesma data, 28 de outubro de 1892, há exatos 115 anos, o cientista francês Émile Reynaud exibia o que viria a ser o primeiro desenho animado. Tratava-se de uma seqüência de imagens desenhadas em movimento, chamada Le Clown et Les Chiens (O Palhaço e Os Cães). O feito só foi possível graças a um Praxinoscópio. Uma máquina, inventada por ele mesmo.

___________________________________________________

PONTO DE CULTURA REDE DE AÇÃO CULTURAL DO GAMA-DF
Endereço: Quadra 16 loja 04 Setor Oeste
Coordenador: Marco Augusto (Tel. 33855648 / 99013822)
Assessoria de Imprensa: Flávio Leite (Cel. 92611657)
E-mail: rededeacaocultural@gmail.com