quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia Internacional da Animação







Ponto de Cultura do Gama realiza mostra de curtas-metragem na cidade, em comemoração ao Dia da Animação




Por Flávio Leite
Divulgação



O dia 28 de outubro foi literalmente animado no Gama. Pois, às 19h30, o Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural juntamente com outras 150 cidades, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, comemoraram o Dia Internacional da Animação. Cerca de 50 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – apreciaram, de graça, a duas horas de animações nacionais e internacionais, com a participação de filmes coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos.

O evento foi realizado no próprio Ponto de Cultura, localizado na quadra 16 do Setor Oeste. Além das crianças, muitos adultos também apreciaram à mostra dos curtas. Como, por exemplo, a senhora Maria Marques, 55 anos, que - durante a exibição dos desenhos – cuidava de um bebê enquanto acompanhava a apresentação das projeções. “É uma iniciativa muito interessante. Achei os desenhos animados bem criativos e são todos relacionados ao nosso cotidiano. Isso ajuda muito para a educação das crianças,” disse.

No Brasil, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema e Animação (ABCA), filiada à Asifa e seus membros espalhados por todo Brasil. Neste ano (2008), o evento foi financiado pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura. De acordo com o coordenador do Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural do Gama, Marco Augusto, o objetivo é divulgar obras desconhecidas do grande público. “Os desenhos são exibidos, simultaneamente em várias cidades neste dia. Pretende-se assim difundir o cinema de animação”, explicou Marco.

Em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) criou a mostra dos curtas-metragem para comemorar o “Dia Internacional da Animação”. Na mesma data, 28 de outubro de 1892, há exatos 115 anos, o cientista francês Émile Reynaud exibia o que viria a ser o primeiro desenho animado. Tratava-se de uma seqüência de imagens desenhadas em movimento, chamada Le Clown et Les Chiens (O Palhaço e Os Cães). O feito só foi possível graças a um Praxinoscópio. Uma máquina, inventada por ele mesmo.

___________________________________________________

PONTO DE CULTURA REDE DE AÇÃO CULTURAL DO GAMA-DF
Endereço: Quadra 16 loja 04 Setor Oeste
Coordenador: Marco Augusto (Tel. 33855648 / 99013822)
Assessoria de Imprensa: Flávio Leite (Cel. 92611657)
E-mail: rededeacaocultural@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Sensacional.... \o/

Unknown disse...

vou aprender essa arte, muito bacana!!!