sábado, 20 de dezembro de 2008

O Cineasta do Gama: Tistá Filintro


Movido pelo desejo de fazer cinema, João Batista Filintro Rosa, 51 anos, conhecido pelo psudônimo de "Tistá", produz filmes na região administrativa do Gama-DF, mesmo tendo de lutar contra a precariedade de recursos

Muitos o comparam ao famoso e já falecido cineasta Afonso Brazza, que também realizava obras cinematográficas na cidade. Contudo, Tistá - apesar de ter convivido com Brazza - gosta de salientar as diferenças de estílos entre os dois. "Nos meus filmes, eu sempre gosto de passar uma mensagem para as pessoas. Portanto, sempre tem um cunho social em que eu trago à tona temas da sociedade", explica Filintro.

Há pouco, Tistá lançou o filme: Quando Obsessão Vira Loucura, com 85 minutos de duração. Neste, o cineasta aborda um transtorno conhecido na doutrina espírita como Obssessão, em que uma pessoa é atormentada por um espírito perturbador. "O filme foi experimental. As cenas foram gravadas no Gama-DF e no Núcleo Bandeirante. Apesar de tudo, contamos com um bom elenco: 60 figurantes, 12 capoeiristas e 8 policiais", disse.

Atualmente, Tistá tem uma nova produção em andamento. Se depender do título escolhido, o filme tem tudo para ser bem criativo: Tekoá. Este vai ser o nome da obra. O termo, que também pode ser grafado como tekoha, é de origem guarani e pode ser traduzido como: "aldeia", "comunidade" ou ainda "terra indígena". O filme vai contar com um elenco de 300 pessoas, além dos índios reais disponibilizados pela FUNAI.

----------------------------------------------------------------------------------

Tistá Filintro nasceu no dia 24 de junho de 1957, em Porangatu-GO. Com apenas seis anos, migrou para o interior de São Paulo, mais
precisamente para a cidade de Riolândia-SP. Curiosamente, desde de pequeno, Tistá parecia presentir o cinema em sua vida.
Pois que na mudança para São Paulo, o garoto João Batista Filintro - filho mais novo de 8 irmãos - intreteve-se com o pipoqueiro na rodoviária e
acabou esquecido pelo pai, que só sentiu falta do dele no desembarque em São Paulo.

----------------------------------------------------------------------------------

Entrevista com Tinstá Filintro a respeito dos filmes e do projeto Cine Tenda





Neste vídeo, o cineasta Tistá Filintro - que realiza obras cinematográficas na região administrativa do Gama-DF- conta um pouco de sua história, dos seus filmes e fala a respeito do Projeto Cine Tenda, uma iniciativa do Ponto de Cultura Ação Cultural do Gama que visa possibilitar a inclusão cultural da comunidade, através de mostras de filmes, em uma tenda itinerante montada nas entrequadras residenciais, nos setores da cidade.



2 comentários:

Guilherme Euler disse...

Caros amigos, gostaria, se possível, o contato do cineasta Tistá pois preciso entrar em contato com ele.

Agradeço desde já toda a atenção.

Junior Santos Promoções disse...

OLA TISTA COMO VAI AQUI E O JORNALISTA JUNIOR SANTOS PARABENS PELO TRABALHO TE CONHECI NA LUTA VALEUUU
ACESSE AI E VEJA OS TRABALHOS
WWW.JUNIORSANTOSNEWS.BLOGSPOT.COM
www.studionayty.blogspot.com
sou socio de uma radio ouça
www.radioferraz.com.br
um abraço