quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Deputado Magela no Ponto de Cultura do Gama



Ponto de Cultura Rede de Ação Social do Gama recebe o deputado
federal Geraldo Magela para debater, com artistas locais, a respeito da criação de ações para o desenvolvimento cultural da cidade





Por Flávio Leite
Divulgação

Com objetivo de ouvir os anseios do movimento cultural da região administrativa do Gama-DF, o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) participou de um debate, com artistas da cidade, no Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural do Gama, na última sexta-feira (31/10).

Durante a reunião, Geraldo demonstrou interesse em oferecer incentivos à cultura local, contudo enfatizou a importância da contrapartida do artista. "A cultura popular também precisa se viabilizar profissionalmente. Eu acho que em todos os projetos o artista deve de fato receber a sua remuneração, de maneira a não depender de fomentos da administração pública pelo resto da vida", disse.
O deputado sugeriu ainda a criação de apenas um projeto envolvendo todas as áreas de cultura do Gama: teatro, música, literatura, artes plásticas etc. Dessa maneira, desenvolver-se-ia uma espécie de mosaico cultural, ou seja, um calendário com a data de todos os eventos a serem realizados na cidade.

Dentre as reivindicações dos representantes do Movimento Cultural do Gama, a mais cobrada foi a descentralização da Funarte. Pois atualmente, para serem aprovados, os projetos precisam ser enviados ao Rio de Janeiro, onde passam por uma avaliação.
Além da presença de Magela e de nomes ligados à cultura da cidade – como o músico Carlinhos Piauí e o produtor cultural Divino Gomes - o ex-administrador do Gama, Mauro Pinheiro, também participou do debate. Representando o deputado distrital Cabo Patrício, Mauro manifestou a intenção do deputado em oferecer incentivos à cultura popular da cidade.
__________________________________________________________
PONTO DE CULTURA REDE DE AÇÃO CULTURAL DO GAMA-DF Endereço: Quadra 16 loja 04 Setor OesteCoordenador: Marco Augusto (Tel. 33855648 / 99013822)Assessoria de Imprensa: Flávio Leite (Cel. 92611657)E-mail: rededeacaocultural@gmail.com

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia Internacional da Animação







Ponto de Cultura do Gama realiza mostra de curtas-metragem na cidade, em comemoração ao Dia da Animação




Por Flávio Leite
Divulgação



O dia 28 de outubro foi literalmente animado no Gama. Pois, às 19h30, o Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural juntamente com outras 150 cidades, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, comemoraram o Dia Internacional da Animação. Cerca de 50 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – apreciaram, de graça, a duas horas de animações nacionais e internacionais, com a participação de filmes coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos.

O evento foi realizado no próprio Ponto de Cultura, localizado na quadra 16 do Setor Oeste. Além das crianças, muitos adultos também apreciaram à mostra dos curtas. Como, por exemplo, a senhora Maria Marques, 55 anos, que - durante a exibição dos desenhos – cuidava de um bebê enquanto acompanhava a apresentação das projeções. “É uma iniciativa muito interessante. Achei os desenhos animados bem criativos e são todos relacionados ao nosso cotidiano. Isso ajuda muito para a educação das crianças,” disse.

No Brasil, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema e Animação (ABCA), filiada à Asifa e seus membros espalhados por todo Brasil. Neste ano (2008), o evento foi financiado pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura. De acordo com o coordenador do Ponto de Cultura Rede de Ação Cultural do Gama, Marco Augusto, o objetivo é divulgar obras desconhecidas do grande público. “Os desenhos são exibidos, simultaneamente em várias cidades neste dia. Pretende-se assim difundir o cinema de animação”, explicou Marco.

Em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) criou a mostra dos curtas-metragem para comemorar o “Dia Internacional da Animação”. Na mesma data, 28 de outubro de 1892, há exatos 115 anos, o cientista francês Émile Reynaud exibia o que viria a ser o primeiro desenho animado. Tratava-se de uma seqüência de imagens desenhadas em movimento, chamada Le Clown et Les Chiens (O Palhaço e Os Cães). O feito só foi possível graças a um Praxinoscópio. Uma máquina, inventada por ele mesmo.

___________________________________________________

PONTO DE CULTURA REDE DE AÇÃO CULTURAL DO GAMA-DF
Endereço: Quadra 16 loja 04 Setor Oeste
Coordenador: Marco Augusto (Tel. 33855648 / 99013822)
Assessoria de Imprensa: Flávio Leite (Cel. 92611657)
E-mail: rededeacaocultural@gmail.com